Cuidados no manejo do trator agrícola

Este conteúdo está publicado originalmente no "Jornal Dia de Campo", se preferir, clique aqui e faça uma visita no site original. 

Durante a Condução 


Para a operação do trator na lavoura muitas vezes o operador tem que se deslocar com a máquina por longas distâncias para chegar até a mesma, sendo assim necessários vários cuidados na condução dessas máquinas, com o intuito de evitar acidentes. Alguns cuidados durante a condução devem ser tomados como: 

O trator é uma máquina agrícola que trabalha com o intuito de gerar força e potência, portanto não se deve deslocar-se em velocidades excessivas, a fim de evitar a perda de controle, deve-se sempre utilizar velocidades que permitam um deslocamento seguro. 

Trator-descendo-a-ladeira

No trator existem dois pedais de freios, um para cada roda, para auxiliar na realização de curvas com o intuito de reduzir o ângulo de giro, porém durante a condução em estradas recomenda-se o travamento dos pedais para que assim caso necessário possam ser travadas as duas rodas simultaneamente. 


Fonte: Livro Prevenção de Acidentes com Tratores Agrícolas e Florestais 

Nas manobras de cabeceira, é recomendado reduzir a rotação do motor e utilizar os freios para auxiliar nas manobras, tendo cuidado para não exagerar evitando assim a perda do controle da máquina. 

Fonte: Livro Prevenção de Acidentes com Tratores Agrícolas e Florestais 

Em caso de aclives, evitar trocar de marcha para evitar a perda de controle, já nos declives o operador deve utilizar o freio motor e os freios do trator com o intuito de manter a velocidade adequada na descida, jamais o operador deve pisar na embreagem, descer em ponto morto ou trocar de marcha, evitando assim a perda de controle da máquina. 


Não se deve sobre hipótese alguma carregar pessoas além do operador no trator, isso é uma prática de alto risco que pode gerar sérios danos a pessoa, pois as proteções oferecidas pelo trator se limitam ao operador. 


Na carreta agrícola também não devem ser levadas pessoas, pois a mesma não oferece proteção em caso de acidente. 

Trator-agrícola-tombado

Quando for necessário transitar próximo a barrancos e/ou valas, deve-se manter uma distância mínima segura de dois metros, pois com esse procedimento de segurança é possível evitar que haja desmoronamento e consequentemente o tombamento da máquina.


Precauções de Segurança


O trator proporciona grandes benefícios ao homem, mas podem causar danos materiais e pessoais. Para preveni-los siga as algumas orientações a seguir.

O trator 


→ O operador deve estar familiarizado com todos os comandos e controles da máquina antes de operá-la. 

→ Antes de trabalhar com implementos, faça uma leitura do manual de instrução, fornecido pelo fabricante, pois certos instrumentos requerem técnicas especiais de operação.


→ Se o trator estiver equipado com Arco de Segurança ou estrutura de proteção contra capotamento (EPCC), use o cinto de segurança. 

→ Nunca use o cinto de segurança se o trator não possui arco de segurança ou EPC.


→ Acesse a plataforma de operação pelo lado esquerdo do trator e não segure no volante. 

→ Desça sempre de costas colocando as mãos nos apoios e os pés nos degraus. 

→ Mantenha a plataforma do operador e os degraus livres de graxa, lama ou sujeira.


→ Ao transportar outras pessoas no trator além do operador, utilize carretas ou plataformas para o transporte.

Fonte

Comentários